Amigo ou inimigo secreto???


Ola povão abençoado por Deus!
Hoje vamos falar sobre um tema bem presente na nossa vida esse mês.

Amigo secreto, amigo oculto, amigo X, ou também amigo invisível é uma brincadeira tradicional das festas de fim de ano (Natal e Ano-Novo).
É comum entre colegas de trabalho, de escolas, e de familiares.

Segundo a Wikipédia, Acredita-se que a brincadeira venha dos povos nórdicos (nórdico [Do al. nordisch.] Adjetivo: 1.De, ou pertencente ou relativo aos países do N. da Europa (Dinamarca, Finlândia, Suécia, Noruega e Islândia)..
Amigo secreto - Um ritual nórdico. Esperavam o amanhecer para trocar presentes e nesta troca diziam: Que você jamais se esqueça dos deuses sobre nós.
E o presente trocado é para eternizar o pacto. Porém, é também uma brincadeira de costumes e tradições de povos pagãos. A brincadeira se popularizou no ano de 1929, em plena depressão onde não tinha dinheiro para comprar presentes para todos se fazia a brincadeira para que todos pudessem sair com presentes.
 A brincadeira ocorre da seguinte forma: 
Cada participante tira um papel com o nome de outro participante, e não deve contar a ninguém quem é.
No dia da brincadeira, através de dicas, os outros tentam adivinhar, quem é. Quando isso ocorre, há troca de presentes. Quem recebe o presente é o próximo que dá as dicas, e assim sucessivamente.
 Nos últimos anos,  a brincadeira se popularizou no Brasil, e até possui variáveis, como o amigolate, amigo chocreto, etc...

Mas e ai? Cristão pode participar dessa brincadeira?

Alguma vez você já disse ou ouviu alguém dizer: Que você jamais se esqueça dos deuses sobre nós, ou homenagear algum deus ou entidade ao entregar o presente do amigo secreto?
O fato de a brincadeira ter o mesmo nome aqui, não significa que tenha o mesmo objetivo. Não podemos “demonizar” ou “espiritualizar” tudo o que vemos, e nem é pecado doar alguma coisa pra alguém ama, admira ou tem estima.
 O fato é que a brincadeira feita no Brasil não tem o objetivo de homenagear deuses pagãos, mas sim homenagear o amigo que ira receber o presente.

Entretanto o que acontece, é que o amigo secreto pode se tornar um inimigo declarado! Pois pessoas materialistas e egoístas não estão preparadas para participar desse tipo de brincadeira, e raramente ficam satisfeitas com o presente que recebem. Quando a brincadeira é feita entre pessoas que não possuem um bom relacionamento é pior ainda. Pois como dar um presente pra alguém que você não tem afeição ou carinho? Também é difícil lidar com aqueles que exageram ao “zoar” o amigo, com discursos que ridicularizam, constrangedores ou comprometedores.  Esta brincadeira pode causar mágoa e intrigas em pessoas imaturas e insensatas. 

Alternativa
Existe uma alternativa capaz de eliminar diversos transtornos indesejáveis e alcançar maior grau de satisfação entre os participantes, é o “presente secreto”
Com base na cultura chinesa. Nessa proposta secreto é o presente e não o amigo.
Estipula-se um valor para o presente e cada participante compra um presente, sempre tendo em mente que ele pode vir a ficar com o presente ao final. O presente deve estar embrulhado de forma a impedir que os participantes saibam o conteúdo da embalagem. Para iniciar o jogo sorteiam-se números para cada um dos participantes. Por exemplo, se 15 pessoas estiverem participando, números de 1 a 15 serão distribuídos para os participantes.
Aquele que sortear o número 1 será o primeiro a pegar algum dos presentes. O número 2 terá o direito de pegar o presente da mesa ou "roubar" o presente do número 1. Caso isso aconteça, o primeiro terá o direito de escolher outro presente da mesa. E assim vai seguindo: o terceiro pode escolher o presente do primeiro ou do segundo ou o da mesa.
O jogo termina quando o último número (nesse caso, o 15) escolhe o presente da mesa ou, se preferir roubar de alguns dos participantes, escolhe o presente de qualquer um dos números. Nesse caso, o último azarado será obrigado a pegar o presente da mesa, não importa qual for. Uma regra importante: cada pessoa  poderá trocar o presente somente uma vez.
Essa versão também é conhecida como "Desapego"

Em uma brincadeira que se celebra relacionamentos, devemos se lembrar que o amigo vale mais que um presente!
Que é maravilho cultivar amigos!
 "O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão."  (Provérbios 18 : 24)
Se Jesus nos deu o maior presente que poderíamos receber!
"Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos."  (João 15:13)
Demonstre que sua amizade é verdadeira, não apenas com presentes, mas com amor fraternal!
"E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes."  (Marcos 12:31)

Meus amigos que a Graça e Paz de Deus habitem em seus corações!!!!!!!!!

Escrito por: Pr. Victor Areco


1 comentários: sobre Amigo ou inimigo secreto???

Unknown disse...

Ao ler este texto fiquei maravilhado obrigado pastor Areco Deus o abençoe grandemente

21 de dezembro de 2019 às 11:24