Reverendo Moon, fundador da Igreja da Unificação, morre aos 92 anos


Sun Myung Moon - o reverendo Moon - ficou conhecido por unir milhares de casais que sequer se conheciam direito. A seita defendia a família e o trabalho como prioridades.


Na Coreia do Sul, a semana começa com luto. O reverendo Moon morreu, no domingo (2), aos 92 anos. Ele era fundador de uma seita polêmica, que já deu o que falar até aqui no Brasil. Sun Myung Moon - o reverendo Moon - ficou conhecido por unir milhares de casais que sequer se conheciam direito. Eram casamentos arranjados, às escuras. A seita defendia a família e o trabalho como prioridades. Mas a trajetória do reverendo Moon também foi marcada por graves acusações.
O reverendo Moon ficou conhecido pelos casamentos em massa de milhares de fiéis, muitos de diferentes países. Eram pessoas que mal se conheciam, trocavam as primeiras palavras minutos antes da cerimônia religiosa. Os casais eram escolhidos por fotos e informações pessoais.
A Igreja Unificação, que está presente em quase 200 países com três milhões de seguidores, foi fundada por Sun Myung Moon em 1954. No Brasil, recebeu o nome de Associação das Famílias para a Unificação e Paz Mundial.
Uma dessas cerimônias coletivas foi celebrada no Madison Square Garden, em Nova York, em 1998. A igreja que unia milhares de casais também foi alvo de acusações nos Estados Unidos e em outras partes do mundo. As famílias dos fiéis diziam que os filhos teriam sofrido lavagem cerebral nos cultos religiosos e eram enganados para doar dinheiro.
Nos últimos anos, a igreja adotou um perfil mais discreto e se concentrou nos negócios, construindo um império que inclui o jornal Washington Times, hotéis e montadoras de automóveis na Coreia do Norte. No Brasil, o reverendo é dono de quase 50 fazendas em Mato Grosso do Sul.
Em 1984, cumpriu mais de um ano de pena em uma prisão federal dos Estados Unidos por sonegação de impostos. Moon foi hospitalizado duas semanas atrás para tratar uma pneumonia em um hospital em Seul. E, na semana passada, foi transferido de para um centro médico da própria seita - onde morreu aos 92 anos.
Fonte: G1 


0 comentários: sobre Reverendo Moon, fundador da Igreja da Unificação, morre aos 92 anos